segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os jardins do lago

Domingo começou cedo, ensolarado e ventoso quando partimos com nossa trupe em direção a Morges, uma cidade vizinha de Lausanne. Pegamos o trem e, depois de uma viagem de 15 minutos, já estávamos nas ruas totalmente desertas de Morges. No caminho, encontramos uma linda rua com prédios com flores nas janelas e  charmosos cafés no térreo. Não resistimos e nos jogamos num lindo Tiramisu e um espresso no capricho. 

 
Chegando nas proximidades do lago, a coisa estava bombante. Todas as pessoas pobrezinhas que moram lá estavam desatracando seus 'barquinhos" para a volta de domingo pelo lago. Uma satisfação sem fim. O lago estava absurdamente azul e límpido, com gaivotas voando por tudo.

 
Achamos o Parque da Independência, que fica no ladinho do lago. Todo o esplendor da vegetação local, com lindas pontezinhas e trilhas fofas para uma boa caminhada. Fizemos algumas poses bastante interessantes perto do muro que separava o parque do lago, tudo com muito vento na cara e cabelos em pé. Lá que fizemos nosso pinquenique/almoço (que levamos junto, já que gastar 40 francos num prato de comida não entrava no nosso plano né minha gente).



Fomos para o cais e aguardamos nosso super navio para atravessar o lago e encontrar Yvoire, que é um vilarejo francês, do outro lado do lago. Ele era tri grandão, e cabia um catatau de gente lá dentro. Ainda bem que entramos cedo, porque nas outras paradas que ele fez (Nyon, por exemplo), entrou tipo meia ilha lá dentro. Todo mundo de pé!! 


Yvoire parecia de mentira. O cais era cheio de flores, e a primeira coisa que vimos foi o super castelo  medieval que tem lá, em cima de uma super pedra. Fiquei pensando: "meu chapéu, na idade média, as pessoas podiam cometer suicídio tão facilmente aqui!!!". Nos jogamos no sorvete!! Não tem como resistir, aqueles sorvetes coloniais, lindos e com sabores diferentes são chamativos e gostosos demais pra ficar se fazendo de difícil.


Fomos visitar o "Labirinto do Parque dos 5 sentindos", que é uma recriação do jardim do castelo medieval. São diversos pequenos jardins (cada um temático de um dos 5 sentindos) interligados por um labirinto. Não que tu possa se perder lá dentro, já que te dão um mapa na entrada, mas né, tá valendo. O jardim que mais gostei foi o do toque. Cada coisa bem esquisita!! Folhas e flores com texturas totalmente inesperadas. Bem bacana.


De lá fomos passear pelo vilarejo (aaaaallll de way up, haja pernas!!), onde tem 1 milhão de lojinhas com souvenires e coisas locais, como o conjuntinho de potes de mel aromáticos que comprei pra minha mãe :) Totalmente turístico o local, acho que isso é a única coisa que não curti, já que, como vocês já devem ter percebido, não gosto de locais "superpopulosos". 
Anyway, pudemos aproveitar muito a vista e a sensação de estar num lugar tão diferente e lindo em todos os cantos que se olhava.


Uma de nossas amigas tem uma energia que nunca vi na vida. Ela, no final do dia, ainda queria caminhar 1h30 pra ver um castelo. Aff ¬¬ eu e a Vladanka somos as duas velhinhas do curso, então nos permitimos ficar sentadas à beira do lago só curtindo o tempo passar, enquanto o resto do povo gastava mais algumas calorias por nós. O navio para nossa volta chegou às 18h45, e de lá fomos direto para Lausanne, totalmente mortas. Sim, amigos, só deitei o cabeção naquela mesa e me fui pros sonhos.
Chegamos em Lausanne, pegamos o trem e ainda caminhamos até o Planète Bleue. 21h chegamos em casa. Bacana foi ir tomar banho e ver as lindas marcas de sol por tudo. Testa rosa, pés com as marcas das sandálias, braços com a blusa tatuada forevis. Lindo!! Só ri de mim mesma, já que nada mais iria resolver, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário